Sobre Nós

Excelência na formação artística em dança

A Nossa História

A An-Dança, associação cultural e recreativa sem fins lucrativos, nasceu no Porto em 1993 pela iniciativa de Marta de Oliveira Soares, atual Presidente da Associação, e de Susana Galvão Telles, então alunas da professora Margarida do Valle Peixoto. Criada para dar resposta às aspirações de jovens bailarinas em produzir espetáculos de dança e investir em formação internacional, a associação foi oficializada em cartório e apresentou o seu primeiro espetáculo no Coliseu do Porto, reunindo jovens talentos que viriam a marcar presença no panorama artístico nacional.

Dez anos depois, a ambição das fundadoras levou à criação da Companhia de Dança Teatro do Norte, financiada pelo Ministério da Cultura, da qual Marta de Oliveira Soares foi bailarina, diretora e fundadora, apresentando espetáculos em teatros de referência como o Rivoli e o Carlos Alberto, além de digressões nacionais.

 

Conservatório em Vila Nova de Famalicão

Em 2015, Marta de Oliveira Soares resgatou a associação e adaptou-a ao novo contexto geográfico e pedagógico, dando origem ao An-Dança – Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão. Inicialmente como atividade extracurricular, em 2020/2021 obteve reconhecimento oficial do Ministério da Educação, tornando-se o único no Minho com ensino artístico especializado em dança em regime articulado. Desde então, conquistou centenas de prémios nacionais e internacionais, afirmando-se como referência de excelência na dança em Portugal e no estrangeiro.

Marta de Oliveira Soares, Presidente da An-Dança e responsável pelo Conservatório, é bailarina profissional, licenciada em Microbiologia pela Universidade Católica do Porto, mestre em Controlo da Qualidade de Águas e Alimentos pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, doutorada em Microbiologia e Parasitologia pela Universidade de Vigo e docente da CESPU em Vila Nova de Famalicão desde 1998. Foi presidente da Associação de Pais da Escola Conde S. Cosme, membro fundador da FECAPAF de Famalicão e, em simultâneo com a sua carreira académica e docente, continua a liderar o Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão, que hoje é um pólo cultural e educativo de referência nacional e internacional.

Missão

Formar bailarinos com elevado rigor técnico e artístico, preparando-os para uma carreira profissional na dança. colors.

Visão

Excelência, disciplina, ética, criatividade, inclusão e valorização individual.

athletic person practicing ballet

Valores

No Conservatório de Dança de Famalicão, acreditamos que a formação artística vai além da técnica. Sustentamos o nosso trabalho em valores fundamentais que orientam a prática pedagógica, a relação com os alunos e a nossa presença na comunidade.

Scroll to Top